DICAS DE SAÚDE
Jejum Intermitente
O jejum intermitente é um jejum planejado e programado por tempo determinado, sendo considerado uma estratégia nutricional que pode ser aplicado em ciclos. Pode ser utilizado em alguns dias da semana e ter duração de 8, 12, 18 ou 24 horas.
Dentre seus efeitos no organismo, destaca-se a expressão de fatores gênicos, envolvidos com o aumento da capacidade antioxidante e oxidação de gorduras. Alguns estudos recentes têm associado maior expressão desses fatores em alguns tipos de jejum, como o de 12 horas. Neste, faz-se a última refeição do dia anterior (jantar), dorme-se em seguida por no mínimo 8 horas e realiza-se a próxima refeição (almoço) às 12:00 hs do dia seguinte. Basicamente são cortados o café da manhã e o lanche da manhã.
Os resultados ao estímulo da expressão de fatores específicos no jejum intermitente incluem maior oxidação de gorduras, diminuição de LDL-colesterol, redução dos níveis de insulina, modulação da inflamação, etc.
Algumas perguntas podem surgir sobre essa estratégia, como “porque o jejum intermitente pode funcionar? Como saberei se funciona para mim? Qual o melhor protocolo a seguir? “
Para responder todas essas perguntas e para aplicar este ou qualquer outro ciclo de estratégias na sua rotina, busque orientação de um nutricionista, pois só ele será capaz de avaliar suas necessidades/objetivos e qual estratégia se encaixa melhor à sua rotina e seu perfil genético.
Lívia Fiuza (CRN: 13100539)
Contatos:
Telefone: +55 21 97963-9575