DICAS DE SAÚDE

Glutamina

A glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, ela é produzida pelo nosso organismo, mas em condições especiais, a sua ingestão torna-se necessária. Ela é produzida e liberada para a corrente sanguínea essencialmente pelo músculo esquelético e representa cerca de 60 % do total de aminoácidos livres circulantes, sendo o mais abundante do corpo.

Exerce papel fundamental na modulação do sistema imune, servindo de fonte energética para os enterócitos (células de absorção que revestem a mucosa intestinal) e células epiteliais do intestino, para macrófagos e neutrófilos realizarem funções fagocítica e citotóxica e para proliferação de linfócitos.

A glutamina atua como precursora da síntese de glutationa, um potente antioxidante que auxilia na eliminação de radicais livres. Em algumas condições clínicas, as concentrações de glutamina encontram-se reduzidas e, frente a isso, a sua suplementação tem se mostrado eficaz na redução de sintomas de doenças inflamatórias e proteção aos efeitos prejudiciais do estresse oxidativo devido à propriedade antioxidante da glutationa.

Na mucosa intestinal, a glutamina exerce efeito protetor, pois reduz a translocação bacteriana, contribuindo para a redução dos riscos de infecções.

Em situações de estresse agudo, em que ocorre o aumento dos níveis plasmáticos de corticosterona e da gliconeogênese, causando degradação e liberação de aminoácidos para a corrente sanguínea, a glutamina é um dos primeiros aminoácidos mobilizados do meio intra para o extracelular, em resposta ao estresse, com o intuito de regular o desequilíbrio.

A suplementação de glutamina, assim como de qualquer outro suplemento, deve ser orientada por um profissional, dependendo de cada caso, ok?

#DICA DA NUTRI: Busque sempre orientação profissional para seguir um planejamento alimentar ideal e específico aos seus objetivos, estilo de vida, rotina e treinamento.

Lívia Fiuza (CRN: 13100539)

Contatos:

liviafiuzamarques@hotmail.com

Telefone: +55 21 97963-9575

Últimas Dicas

Categorias