DICAS DE SAÚDE

Cranberry X Infecção Urinária

As infecções do trato urinário causadas por bactérias – que podem afetar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite), os ureteres (ureterite) e os rins (pielonefrite) – estão entre as condições médicas mais comuns e recorrentes, especialmente para mulheres.

O primeiro passo para o desenvolvimento da infecção é a adesão de certas bactérias ao epitélio do trato urinário. Essa adesão acontece pois as bactérias possuem fímbrias, que são como “braços” que servem para se agarrar às paredes do trato urinário. Elas produzem um tipo de cola chamada adesina que fortalece a adesão, possibilitando que as bactérias se multipliquem e produzam toxinas que causam danos às células dos tecidos.

O tratamento padrão preconizado para as ITUs é o uso de antibióticos. No entanto, o que vemos, é uma crescente incidência de resistência bacteriana que justifica a necessidade de alternativas terapêuticas e preventivas.

A mais conhecida opção natural preventiva de ITUs vem da América do Norte, através de pesquisas sobre os compostos do cranberry (Vaccinium macrocarpon), também chamado de oxicoco. Esse fruto de sabor ácido possui uma característica muito importante na prevenção e tratamento das ITUs: fornece uma classe de flavonoides com potente ação antimicróbica – as proantocianidinas e o carboidrato D-manose. A combinação inteligente destes compostos combate a capacidade de adesão das bactérias através das fímbrias.

Uma das formas de consumir essa frutinha é ingerindo o suco, não ultrapassando a quantidade de 480 mL da bebida por dia, que é a quantidade ideal para promover benefícios significativos. Para preparar o suco, basta bater no liquidificador 2 a 3 colheres de sopa da cranberry desidratada (forma que é comumente comercializada) com 250 mL de água no liquidificador.

É possível também consumir a fruta de outras formas, tais como: a fruta fresca, calda, fruta seca, geleias, cápsulas e chás.

Porém, é importante ressaltar que, apesar de todos os benefícios apresentados, essa fruta não pode ser consumida por qualquer pessoa e deve ter sua quantidade controlada! Por isso, busque orientação profissional antes de introduzí-la na sua rotina alimentar. 😉😉😉

#DICA DA NUTRI: Busque sempre orientação profissional para seguir um planejamento alimentar ideal e específico aos seus objetivos, estilo de vida, rotina e treinamento.

Lívia Fiuza (CRN: 13100539)

Contatos:

liviafiuzamarques@hotmail.com

Telefone: +55 21 97963-9575

Últimas Dicas

Categorias